A sustentabilidade no mundo dos fertilizantes nitrogenados

Os desafios para a sustentabilidade do setor de fertilizantes nitrogenados estão principalmente relacionados à necessidade de inovação na rota de produção (indústria), com redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e aumento da eficiência de uso de nitrogênio pelas plantas (tecnologia de fertilizantes e manejo da fertilização).

 
A utilização de fertilizantes nitrogenados dão consentimento a entrada de nutrientes necessários ao solo de forma equilibrada, tendo como consequência um aumento na eficiência do uso da água e da luminosidade que chegam para cada área. Ou seja, o uso correto da fertilização, faz com que ocorra uma otimização dos recursos disponíveis.

 
Para nós da QUIMIVITA FERTILIZANTES LTDA, pertencente ao grupo ERGO, a sustentabilidade vai muito além da consciência ambiental. É também um olhar sobre o mundo em prol do povo, doando, ajudando e tornando a sociedade melhor. Ter uma compreensão sustentável é entender a necessidade do olhar vigilante e do cuidado em sua totalidade: com o meio ambiente, com o outro e com a empresa.

 
O jeito Ergo de ser acredita na força das atitudes sustentáveis implantadas no nosso dia a dia; desde o processo de desenvolvimento da empresa, até a responsabilidade social. Contribuir para um mundo melhor é ter iniciativas ambientais além do cenário corporativo, em que ações de incentivo a atitude sustentáveis no dia a dia do nosso time, fazem parte da rotina do grupo.


Ações Preventivas


Visando aumentar a eficiência do uso de nitrogênio na agricultura, novas tecnologias têm sido desenvolvidas, a exemplo de fertilizantes nitrogenados de baixa solubilidade (de liberação lenta ou controlada), ou aditivados (estabilizados) com inibidores capazes de minimizar as perdas de nitrogênio.


Vale salientar, que o uso correto e equilibrado de fertilizantes nitrogenados, com o intuito, em suprir as plantas com nutrientes, compreendem práticas que trazem benefícios para a produção, além de reduzir os impactos no clima do planeta. Além disso, estão conectados ao Uso sustentável e Gestão de fertilizantes, que define papéis, responsabilidades e ações para prevenir o uso indevido de fertilizantes e seus potenciais impactos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

 
Dessa forma, a QUIMIVITA adota diretrizes que visam orientar quanto à prática de projetos, processos e operações, reafirmando sua responsabilidade socioeconômica e ambiental. Adotamos métodos para evitar acidentes de trabalho, riscos à saúde, poluição ambiental e que minimizam a possibilidade de impactos sócioambientais negativos. Além disso, desenvolvemos procedimentos que proporcionam maior segurança e impulsionam a sustentabilidade nos processos produtivos, comerciais e de transporte.


A tecnologia de fertilizantes nitrogenados com uso de inibidores de processos biológicos no solo (urease e nitrificação) e/ou de liberação lenta após aplicação e/ou revestidos com biopolímero é aliada na busca por balanços mais favoráveis de Carbono no sistema produtivo, na medida em que permite a aplicação de dose de Nitrogênio mais ajustada à demanda da planta (evita excessos) e resulta em menor emissão de N2O a partir do fertilizante aplicado no solo, comparativamente às fontes tradicionais de nutrientes. Há ainda necessidade de reduzir os custos dessas tecnologias para aumentar a adoção pelos produtores. A expansão desses fertilizantes dependerá também da incorporação desses fertilizantes de eficiência aumentada às misturas comerciais.


As iniciativas mundiais e os exemplos de políticas brasileiras citados indicam, claramente, que a competitividade das cadeias produtivas está cada vez mais dependente não só da sua eficiência produtiva, mas também do seu desempenho ambiental e social. O setor de fertilizantes, como parte essencial e indispensável dessas cadeias, tem buscado se adaptar aos novos desafios. Essa evolução pode ser potencializada com sinais claros de apoio e direcionamento por parte dos gestores governamentais, como a inserção da discussão a respeito da sustentabilidade ambiental no Plano Nacional de Fertilizantes.

UNIDADES

SÃO PAULO - SP
Itaim Bibi - São Paulo - SP

LAURO DE FREITAS - BA
Buraquinho - Lauro de Freitas - BA

MARUIM - SE
Rod. BR 101 Km 71, S/N, Maruim - SE

CAMAÇARI - BA
Polo Petroquímico - Camaçari - BA

Nossas Redes

plugins premium WordPress